Sou acadêmica do curso de Pedagogia na Uniguaçu.

terça-feira, 4 de julho de 2017

Plano de Aula sobre o Continente Americano

UNIGUAÇU – UNIÃO DE ENSINO SUPERIOR DO IGUAÇU LTDA.
FAESI – FACULDADE DE ENSINO SUPERIOR DE SÃO MIGUEL DO IGUAÇU
CURSO DE PEDAGOGIA
Fundamentos Teóricos e Metodológicos do Ensino de Geografia

  
DANIELI JOSIANI THOMAS
  

PLANO DE AULA: CONTINENTE AMERICANO


Trabalho de graduação apresentado à disciplina de Fundamentos Teóricos e Metodológicos do Ensino de Geografia do Curso Superior de Pedagogia da Faculdade de Ensino Superior de São Miguel do Iguaçu – Uniguaçu, sob orientação do Professor Alexandre Luiz Zeni.


SÃO MIGUEL DO IGUAÇU
2017


PLANO DE AULA: GEOGRAFIA


Turma: 5° Ano (Ensino Fundamental Anos Iniciais).

1. Tema/ Conteúdos: Continente Americano (América do Sul, Central, do Norte).

2. Duração da aula: Quatro horas.

3. Objetivos:
*Geral: Proporcionar o conhecimento dos alunos sobre o Continente Americano, favorecendo o ensino-aprendizado usando vários métodos didáticos para essa abordagem.

*Específicos:
*Explorar o Continente Americano (Sul, Central e Norte) por meio de explicações, leitura (oralidade), imagens e atividades diversas;
*Desenvolver a atenção, socialização, trabalho individual e em grupo, raciocínio, criatividade, percepção, noção de espaço, coordenação motora e visual;
*Localizar o Continente Americano e suas divisões, bem como, localizar o lugar onde estamos (Brasil, Paraná, São Miguel do Iguaçu), através do programa Google Earth, trabalhando o uso da internet para o conhecimento dos alunos e promover a curiosidade sobre os lugares do planeta Terra.

4. Metodologia/ Desenvolvimento:
*Apresentar o conteúdo da aula.

*Ler o seguinte texto, sublinhar e explicar as principais características do Continente Americano:

CONTINENTE AMERICANO
Continente Americano é uma porção de terras banhadas pelo Oceano Atlântico a leste e pelo Oceano Pacífico a oeste. Trata-se de dois blocos continentais ao norte e ao sul unidos por um istmo (pequena faixa de terras situadas entre dois mares). 
Com uma população de quase 1 bilhão de habitantes e uma área territorial de 42.549.00 km², a América é o segundo maior continente (atrás apenas da Ásia) e conta com 14,2% da população mundial. Ao todo, são 35 países independentes e 16 colônias.
Eventualmente, esse continente é chamado de “Novo Mundo”, mas isso não significa que ele seja mais novo realmente que os demais continentes, pois essa denominação foi criada após o descobrimento pelos europeus, tratando-se, portanto, de uma visão eurocêntrica da América.
https://t.dynad.net/pc/?dc=5550003218;ord=1496421286981Sob o ponto de vista geológico, o continente americano é considerado antigo, pois o seu relevo demonstra evidências de que esteja há mais tempo exposto aos agentes externos de transformação (vento, água, chuvas, clima, entre outros).
Falando em relevo, a estrutura física da América apresenta duas grandes cadeias de montanhas, uma localizada ao Norte, chamada de Montanhas Rochosas, e outra localizada ao Sul, chamada de Cordilheira dos Andes, ambas localizadas na parte oeste do continente e originadas pelo contato entre placas tectônicas.
Na parte leste da América – tanto no Norte como no Sul – existem alguns planaltos. São eles: Planalto Guiano (norte da América do Sul), Planalto Central Brasileiro, Planalto da Patagônia (na Argentina), Escudos Canadenses e os Montes Apalaches (oeste dos Estados Unidos).
Em termos de localização, a América encontra-se em três hemisférios diferentes ao mesmo tempo: o Norte, o Sul e o Oeste, sendo cortado pela Linha do Equador, pelo Trópico de Câncer e pelo Trópico de Capricórnio, sendo o único continente a se situar em todas as zonas térmicas da Terra.
Esse continente possui vários tipos de divisões regionais, das quais podemos destacar duas. Uma divide-o em América do Norte, Central e do Sul, e a outra o divide em América Latina e Anglo-Saxônica.
América do Norte possui apenas três países: Canadá, Estados Unidos e México.
América do Sul possui doze países: Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Guiana, Paraguai, Peru, Suriname, Uruguai e Venezuela.
América Central possui vinte países: Antígua e Barbuda, Bahamas, Barbados, Belize, Costa Rica, Cuba, Dominica, El Salvador, Granada, Guatemala, Haiti, Honduras, Jamaica, Nicarágua, Panamá, República Dominicana, Santa Lúcia, São Cristóvão e Névis, São Vicente e Granadinas, Trinidad e Tobago.
Idiomas: espanhol, inglês, português, francês, neerlândes (holandês), guarani, aimará e quíchua.

FONTE: Disponível em: <http://escola.uol.com.br/continente-americano.htm>.


*Mostrar imagens para os alunos se localizarem:
FONTE: Disponível em: <https://www.google.com.br/search?q=continente+americano...>.

*Utilizar o Mapa Mundi da sala de aula para os alunos localizarem o Continente Americano.
FONTE: Disponível em: <https://www.google.com.br/search?q=mapa+mundi...>.

*Explorar o Continente Americano (Sul, Central e Norte), localizar o lugar onde estamos (Brasil, Paraná, São Miguel do Iguaçu), através do programa Google Earth, trabalhando o uso da internet para o conhecimento dos alunos e promover a curiosidade sobre os lugares do planeta Terra.
FONTE: Programa Google Earth, prt sc (print da tela).

*Mostrar o vídeo “El rap de los continentes”:
FONTE: Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=wHHD-2rYjIk>.


*Entregar a atividade para que os alunos leiam, ilustrem e colem no caderno da disciplina de Geografia.
FONTE: Disponível em: < https://www.google.com.br/search?q=Atividades+continente+americano...>.

*Dividir os alunos em três grupos, cada grupo irá confeccionar um cartaz, onde será desenhado o Continente Americano (um ilustrará a América do Norte, o outro a América Central e ainda o outro grupo, a América do Sul).
FONTE: Disponível em: < https://www.google.com.br/search?q=Atividades+continente+americano...>.

5. Recursos Utilizados:
*Texto;
*Imagens;
*Vídeo;
*Internet; Notebook e projetor multimídia; Programa Google Earth;
*Mapa Mundi;
*Atividades impressas;
*Lápis de escrever e de cor;
*Canetas e canetinhas;
*Canetões;
*Borracha e apontador;
*Tesoura e cola;
*Cartazes (cartolinas);
*Caderno da disciplina de Geografia.

6. Avaliação:
*Critérios: Avaliar a participação e a efetivação das atividades realizadas em sala pelos alunos.
*Instrumentos: Atividade solicitada para a pintura e colagem no caderno e a atividade em grupo (confecção dos cartazes ilustrativos do Continente Americano).
*Recuperação:
Retomar o conteúdo caso haja dúvida e auxiliar no programa Google Earth.


7. Referências:
INTERNET. Continente Americano. Disponível em: <http://escola.uol.com.br/continente-americano.htm>. Acesso em: 28 de maio de 2017.

INTERNET. Continente Americano. Disponível em: <https://www.google.com.br/search?q=continente+americano&tbm=isch&tbo=u&source=univ&sa=X&ved=0ahUKEwilg-6vyp_UAhXIgpAKHchWBb...>. Acesso em: 28 de maio de 2017.

INTERNET. Continente Americano. Disponível em: <https://www.google.com.br/search?q=mapa+mundi>. Acesso em: 28 de maio de 2017.

INTERNET. Continente Americano. Disponível em: <https://www.google.com.br/search?q=Atividades+continente+americano&tbm=isch&tbo=u&source=univ&sa=X&ved=0ahUKEwj5me3u2Z_UAhXKGJAKHXRoC8gQsAQIJQ&biw=1366&bih=662>. Acesso em: 28 de maio de 2017.

INTERNET, Vídeo Youtube. El rap de los continentes. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=wHHD-2rYjIk>. Acesso em: 28 de maio de 2017.

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